Sobre a SBPC Cultural
Como forma de evidenciar a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a SBPC Cultural propõe uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.
Somam-se a Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas.
Conheça abaixo nossos espaços e confira em breve a programação completa!
AUDITÓRIO MÁRIO SCHOEMBERGER
Mostra_DeArtes: reflexão e experimentação em exposição coletiva do Curso de Artes Visuais da UFPR
24 a 27/07 – Hall do teatro
flexão e experimentação em exposição coletiva do Curso de Artes Visuais da UFPR”, no âmbito da SBPC Cultural, apresenta o histórico do projeto coletivo do Curso de Artes Visuais para profissionalização e divulgação das produções artísticas dos estudantes. A mostra se coloca como laboratório de experimentação e reflexão e promove o encontro entre as diferentes linguagens artísticas da arte contemporânea. Com 13 edições realizadas até hoje a exposição traz os cartazes elaborados pelos próprios alunos e alunas, e um vídeo com registros de momentos como montagem, vernissagem e visitação, que sempre são situações de troca, construção colaborativa, debate e celebração.
Ficha técnica: Prof. Stephanie Dahn Batista.
Belas Trio
24/07 – 19h
O Belas Trio é um grupo de música instrumental formado em 2020 pelos professores Eduardo Lobo (Guitarra), Jean Pscheidt (bateria) e Rodrigo Marques (contrabaixo). O grupo nasceu com a finalidade de divulgar os cursos de guitarra, baixo e bateria em nível superior da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Curitiba I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). O trio tem se apresentado com frequência em eventos institucionais da UNESPAR e da UFPR, além de ser presença constante no projeto Quartas Musicais no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR). O repertório apresenta arranjos instrumentais de obras da música brasileira e do jazz.
Ficha técnica: Prof. Eduardo, Lobo Jean Pscheidt, Rodrigo Marques.
Coro da FAP
24/07 – 19h
O Coro da FAP tem por objetivo unir pessoas em torno da prática do canto coral, visando a promover o desenvolvimento humano e o acesso ao conhecimento musical por meio da música vocal. O repertório é eclético, contemplando os gêneros e estilos tradicionais do canto coral: peças sacras e seculares do Renascimento e Classicismo, negro spirituals e arranjos de música popular brasileira. O coro está em atividade desde 2014, e nos últimos anos tem buscado novas formas de se relacionar com o público, fora do formato do concerto coral. O grupo é coordenado pelo Prof. André Ricardo Souza, da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná.
Ficha técnica: Prof. André Ricardo Souza
PROGRAMA
- Venid a sospirar (Cancionero de Elvas)
- Dindirindin (Cancionero de Palacio)
- I’ve been trying to be humble (spiritual)
- Cio da terra (Chico Buarque e Milton Nascimento – arr. A.R.Souza
- O leãozinho (Caetano Veloso – arr. A.R.Souza)
- Tá caindo fulô (congado tradicional de Minas Gerais – arr. A.R.Souza)
FICHA TÉCNICA
Sopranos: Aline Lima, Ana Donato, Letizia Osorio Nicoli, Nicole Christine, Rayane Stier, Roberta Gonzalez, Sura Helen Cot Marcos
Contraltos: Ava Adore Filus Gabardo, Deborah Bruel, Jessica Magro, Paula Veronezi, Sandra Gutierrez, Sandra Vitória, Victoria Beschizza Galvan, Zorangel Carolina Gudino Castillo
Tenores: Bernardo Zampieri, Cauê Flexa, Lucas Reisdörfer, Rafael Andretta Selusnhaki, Rafael Pereira
Baixos: Josué Santos, Pedro Osinski Carneiro, Shanti Soham, Toshi Senda
BELAS TRIO (UNESPAR/Escola de Música e Belas Artes do Paraná)
Eduardo Lobo – Guitarra
Jean Felipe Pscheidt – Bateria
Rodrigo Marques – Baixo elétrico
- Bright Size Life – Pat Metheny
- Vestido Longo – Arismar do Espirito Santo
- Chega Saudade -Tom Jobim e Vinicius de Moraes
- Lamento de Peneira – Geraldo Vespar
- Um Tom para Jobim – Sivuca e Oswaldinho
- Chapéu palheta – Toninho Ferragutti
Big Belas Band
25/07 – 19h
A Big Belas Band da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) é formada por alunos e ex-alunos dos seus diversos cursos. Alunos da Graduação em Música (Bacharelado em Instrumento, Licenciatura em Música, Composição e Regência); dos cursos de Extensão e da PósGraduação em Música – Especialização e Mestrado. É um grupo formado por alunos, professores e comunidade externa. Formado em 2011, sob a coordenação do professor Marco Aurélio Koentopp, o grupo tem fomentado a prática musical explorando um repertório que abrange música brasileira, jazz, temas de filme e jogos, além de composições próprias. Com mais de uma centena de apresentações já realizadas, a Big Belas Band acumula participações em festivais de âmbito nacional e internacional, concertos didáticos em escolas e eventos por cidades do Paraná e Santa Catarina. O grupo conta com dois álbuns gravados, “Big Belas Band por ela mesma” (2017) e “Big Belas Band por ela mesma 2” (2020), disponíveis nas plataformas digitais de streaming. Outras produções e atualizações podem ser conferidas por meio do Instagram, Tik Tok, Youtube e site do grupo. A Big Belas Band segue trilhando seu caminho musical, resultado da parceria entre alunos, professores e comunidade da UNESPAR – Embap, fomentando a produção cultural e divulgando música de qualidade.
PROGRAMA
Um a Zero – Pixinguinha – Arr. Proveta
Wal Tema – Cesar Matoso – Arr. Cesar Matoso
Salseirada – Rodrigo Oliveira – Arr. Rodrigo Oliveira
Ponteio – Edu Lobo e Capinan – Arr. Eric Richards
Serrado – Djavan – Arr. Marco Aurélio Koentopp
Samba de Uma Nota Só – Tom Jobim e Newton Mendonça – Arr. Mike Tomaro
INTEGRANTES DA BIG BELAS BAND
Saxofones: Vinicius Pinheiro, Cesar Matoso Junior, Jean Giovanella, Cesar Matoso, Keyson Patrick e Vitor Matheus Fernandes.
Trompetes: Otavio Rasera, Pedro Miguel dos Santos, Reinaldo Guimarães, Jonathan Alexandre, Misim Matos, Kauê de Jesus e Lucas Ramos.
Trombones: Vitor Estevão, Henrique Schischof, Daniel Januário, Emilyn Shayane e Laís Cayane M. de Farias
Piano: Ana Caroline, Marina Lima, Leticia Teixeira, Adriano Ledo e Matheus A. KerhkofF.
Guitarra: Pedro Henrique Dias e Nicolas Nicácio.
Cavaquinho: Pedro Vicini
Baixo: Patrick Garcia.
Bateria: Rodrigo Oliveira e Pablo Garcia.
Percussão: Carlos Eduardo Moreira e Gabriel Lopes
Regência: Pedro Freitas, Pedro Leal Ferreira, Jetson Souza, Eduardo Mutz e Paulo Riccardo Almeida.
Coordenação Musical: Eduardo Lobo e Jean F. Pscheidt.
Coordenação Artística: Hugo Leonardo Martins Correa.
Coordenação Geral: Marco Aurélio Koentopp.
Encontrão da Cultura – FORCULT Sul
26/07 – 17h30
UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança
26/07 – 19h
UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança, parte do conceito de Corpo-Propositor desenvolvido pela Profª Drª Rosemeri Rocha e se debruça sobre os estudos de processos perceptivos e investigativos envolvidos num projeto coreográfico/poético. Seu foco está na pesquisa do movimento e nas estratégias metodológicas de criação, a fim de criar novos caminhos para que o intérprete criador possa descobrir sua própria individualidade, buscando a expressividade do ser na dança e na arte.
Ficha técnica:
Caderno de Estudos 2023
Proposição: Danilo Ventania Silveira, Jean Alembo e Mai Fujimoto
Música: Ângelo Esmanhotto
Colaboração: Rose Rocha e Wilson Sagae
Edição de Vídeo: Mai Fujimoto
Por Vir
Proposição: Rose Rocha e Danilo Ventania Silveira
Elenco: Cristina Gutty, Emerson Silva, Gianga Giulia, Jean Alembo, Larissa Lorena, Luan Linkoski, Maria Kloss, Meia Lua, Tonico Jesus, Viviane Mortean
Música: Fábio Cadore
Luz: Danilo Ventania Silveira
Figurino: Maria Kloss
Colaboração: Mai Fujimoto e Wilson Sagae
Abertura FORCULT Sul e Mesa Vivências e Experiências Culturais- Transversalidade e Presença
27/07- 9h
Abertura do Encontro Regional do Fórum dos Gestores de Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior do PR, SC e RS (Forcult Sul), seguida de Roda de Conversa. O Encontro Regional do Forcult Sul (Fórum dos Gestores de Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior do PR, SC e RS) vai acontecer em Curitiba nos dias 26 e 27 de julho, junto às instituições UNESPAR e UFPR. O encontro tem por tema: Transversalidades da cultura – presenças em tempos, espaços e ações, bem como a construção de ações estratégicas em 5 Grupos de Trabalho: Corredor Cultural, Observatório das Dinâmicas Culturais, Política Cultural, Políticas de Financiamento e Parcerias Institucionais.
Ficha técnica: FORCULT Sul.
LAMUSA - Musica Laetitia Comes Medicina Dolorum
27/07 – 19h
PROGRAMA
Musica Laetitia Comes Medicina Dolorum
A música é companheira da alegria e remédio contra as dores
Marin Marais (1656-1728)
Le Tableau de l’Opération de la Taille
Allemande L’Asmatique
Tombeau pour la mort de M. de Saint-Colombe
Jean-Baptiste Poquelin Molière (1632-1687)
L’amour médecin (texto)
Marin Marais
Chaconne
Les voix humaines
Pierre Guédron (1570-1620)
Mortels si quelque humeur chagrine
Passions insensés
Quel espoir de guérir
Quel fruit espères-tu de ta changeante humeur
Athanasius Kircher (1602-1680)
Tarantella Napoletana, Tono Hypodorico
Cristoforo Caresana (1640-1709)
Tarantellas per la Nascita del Verbo, Ottobre,1673
APRESENTAÇÃO
No século XVII surgiam os “Teatros Anatômicos” em que dissecações públicas podiam ser apreciadas, como no famoso quadro de Rembrandt, “A lição de anatomia do Dr. Tulp”. A morte passou a ser um espetáculo, em que a dissecação de cadáveres (de criminosos) transcorria com a presença de um encenador, atores e público. Frases em latim eram expostas, comentando o fim inexorável do ser humano, a universalidade da morte e a igualdade humana diante dela. Neste espetáculo, a instalação do artista Gustavo Krelling realizada originalmente para a exposição “Vida – histórias da pandemia – da Montenegro Produções, apresenta uma releitura pungente da cena de Rembrandt, envolvendo o concerto com a atmosfera teatral e impactante das experimentações da época com o corpo humano. A música acompanha as novidades da ciência do período: o compositor Marin Marais, que passou por uma intervenção cirúrgica aos 64 anos para remover uma pedra da bexiga, criaria uma obra que segue os passos dramáticos da operação, descritos musicalmente pelo compositor acompanhados pela narrativa declamada. Doenças como a asma é também mimetizada pela música de Marais, em que podemos ouvir um enfermo sofrendo uma crise de falta de ar. Finalmente a morte é representada com toda sua carga dolorosa em uma homenagem a Saint-Colombe, professor de Marais, na extraordinária obra “Tombeau pour la mort de Saint-Colombe” (Elegia para a morte de Saint-Colombe).
Jean-Baptiste Lully escreveu música para as peças de Moliére, um dos mais famosos dramaturgos franceses. A cena é ilustrada pela música original de Lully, uma festiva Chaconne. Da divertida comédia “O amor médico” apresentamos um trecho do texto em que Molière denuncia os médicos da época como grandes pedantes e charlatões.
A relação entre música e medicina remonta a tempos paleolíticos, quando se acreditava que a música tinha poderes mágicos capaz de afastar os espíritos que causavam doenças.
No período barroco, a teoria dos humores rege as leis da saúde humana e aparece diversas vezes presente na música, como nas canções do compositor da corte de Henri IV, Pierre Guédron.
Segundo a antiga teoria do tarantismo, acreditava-se que picadas de cobra poderiam ser curadas cantando e dançando – no período barroco, as alegres tarantelas, dançadas e cantadas na Itália e na Espanha seriam capazes de curar as mais diversas doenças.
ELENCO:
Canto e narração: Ana Luisa Vargas
Violinos: Matheus Prust
Viola da gamba: João Guilherme Figueiredo Miranda
Guitarra barroca: Roger Burmester
Teorba: Silvana Scarinci
Instalação artística: Gustavo Krelling
Assistente de criação artística: Glaci de Jesus