NOTÁVEIS - Euclides Fontoura da Silva Júnior
Nascido no ano de 1950, Euclides Fontoura da Silva Júnior ingressou precocemente na esfera das instituições de ensino superior, já trabalhando como auxiliar de serviços gerais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) aos 13 anos de idade. Poucos anos depois, aos 18, já havia se tornado laboratorista. Prosseguindo nessa trajetória, formou-se em Biologia pela UFPR e, em 1979, adquiriu o título de Mestre em Ciências, na área de Genética Humana, após defender a sua dissertação Estudos citogenéticos em índios kaingang, orientada pelo professor Iglenir João Cavalli. Tendo optado pela carreira acadêmica, tornou-se professor e membro do comitê de ética do Departamento de Genética de sua Alma Mater. Entre 1986 e 1990, durante a gestão do então reitor Riad Salamuni, Euclides também foi diretor do Setor de Ciências Biológicas, além de ser o presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Professores da UFPR, de 1985 a 1987. Em 1994, ele participou da fundação do Museu de Ciências Naturais, onde exerceu o cargo de diretor até sua morte, ocorrida no ano de 2010. No museu, pôde arquitetar a criação do programa Ciência Vai à Escola, realizada em parceria com a UFPR e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Esse projeto, que estimulava o estudo da ciência entre alunos da educação básica, evidencia uma das principais ambições de Euclides: compartilhar, de maneira eficiente e lúdica, o saber científico com a comunidade externa ao ambiente universitário. Continuando a seguir o fio de sua carreira, percebe-se que, para além da UFPR, o pesquisador foi um dos membros da primeira comissão regional paranaense da Sociedade Brasileira de Genética e, de igual maneira, integrou o conselho editorial do Instituto Ciência Hoje. Em relação à SBPC, ele foi secretário seccional de Curitiba entre os períodos de 1994-1998 e 2000-2004, e, no meio tempo que separa esses dois mandatos, foi secretário regional. Posteriormente, entre os anos de 2005 e 2009, Euclides foi um dos integrantes da Área F da Sociedade.
Crédito das imagens utilizadas no Totem (de cima para baixo):
FRENTE
1. Fotografia de Euclides Fontoura (Acervo SUCOM).
2. Capa da dissertação de mestrado de Euclides Fontoura da Silva Júnior, “Aspectos Citogenéticos em Índios Kaigang”, defendida em 1979, sob orientação do Prof. Iglenir João Cavalli.
3. Euclides Fontoura e Newton Freire-Maia (Retirado de “60 Anos do Departamento de Genética”, de Eleidi Freire-Maia, com o consentimento da autora)
4. Fotografia de Euclides Fontoura (Retirado de “60 Anos do Departamento de Genética”, de Eleidi Freire-Maia, com o consentimento da autora).
5. Foto de Euclides Fontoura da Silva Júnior (o segundo da esquerda para a direita) por ocasião da comemoração dos 70 anos do Prof. Newton Freire-Maia (Retirado de “60 Anos do Departamento de Genética”, de Eleidi Freire-Maia, com o consentimento da autora).
VERSO
6. Foto de sala da exposição do Museu de Ciências Naturais (Acervo SUCOM).
7. Primeira Página do texto “Ciência Vai à Escola”, de autoria de Euclides Fontoura da Silva Júnior e Doris Maria Vicentin Braga Correia, publicado em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1369-8.pdf . Acesso em: 18 jun. 2023
8. Fotografia de Euclides Fontoura (Retirado de “60 Anos do Departamento de Genética”, de Eleidi Freire-Maia, com o consentimento da autora).
9. Fotografia de Euclides Fontoura na inauguração do Laboratório SEAD, em 29 de junho de 2002 (Retirado de “60 Anos do Departamento de Genética”, de Eleidi Freire-Maia, com o consentimento da autora).