SBPC

Contato

Sobre a SBPC Cultural

Como forma de evidenciar a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a SBPC Cultural propõe uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.  

Somam-se a Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas. 

Conheça abaixo nossos espaços e confira em breve a programação completa!

exposições

CENTRO POLITÉCNICO

Exposições, Palco SBPC Cultural, Performances, Oficinas, Rodas de Conversa, Projetos.

Sacode e Movimenta: Encontros Culturais - RaízArte

25, 27 e 28/07 – Alameda cultural, 14h às 17h

Produção de um painel interativo a partir de rabiscos realizados com tintas da terra, o qual se constrói com a contribuição de cada participante.

Ficha técnica: Prof. Cristiane dos Santos Souza.

 

Inservíveis

24 a 28/07 – Tubo desativado do Politécnico, das 14h às 18h

O QUE ACONTECE NO OBJETO, E NO CORPO, AO RETIRAR-SE SUA SUBSERVIÊNCIA? Mediada pelas relações entre design e arte, a artista Érica Storer propôs um workshop realizado em setembro de 2022, sobre o objeto, no trânsito entre a funcionalidade e a resistência à servidão. Investigou-se a desobediência – da coisa, do conceito e do uso – como potência artística e criativa para (re)pensar os objetos cotidianos. A ação realizada com alunos dos cursos de design e artes, fez parte do conjunto de atividades preparatórias, que estruturam a exposição INSERVÍVEIS, encenada no MusA-UFPR. Os objetos expostos são resultado do processo de experimentação vivenciado durante o Workshop coordenado pela artista.

Ficha técnica: Artistas – Aryssa Tissot, Érica Storer, Erica Schaiblich, João Kutsmi, Vitor Reikdal da Silva, Curadores – Ronaldo Corrêa, Yasmim Fabris.

 

Muralismo no Politécnico

24 a 29/07

Ação visa exposição da arte mural/grafite para o público do evento, e ainda fomentar manifestações artísticas no campus das ciências exatas da UFPR, vinculando arte e ciência, aproximando essas áreas do conhecimento e humanizando esses espaços para a comunidade interna e externa da universidade. Entre os temas dos murais, figuram propostas em torno da história da UFPR, como o tema da eng. Enedina e a universidade do mate.

Ficha técnica: Michele Dacas.

 

Exposição de trabalhos voltados à Agroecologia – GEAE

24 a 29/07 – Alameda Cultura

O Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica, discute e realiza a elaboração de projetos de trabalho quando acionado por escolas ou outros grupos da comunidade. As propostas desenvolvidas na área experimental localizada no Setor de Ciências Agrárias, versam sobre manutenção de sementes crioulas, troca de sementes crioulas em eventos de agroecologia, montagem e/ou participação em minicursos ou workshops sobre espécies nativas e plantas medicinais, além do tema Agroecologia em uma perspectiva ampla. Procura o aprofundamento nas discussões sobre as diversas práticas agroecológicas, contempladas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, notadamente os objetivos: 2, 13 e 15.

Ficha técnica: Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (GEAE).

 

Exposição “Ilustração de Plantas Nativas Brasileiras” - RaízArte

24 a 29/07 – Alameda Cultural

Exposição de reproduções de ilustrações botânicas de plantas nativas brasileiras.

Ficha técnica: Prof. Carolina Calomeno, CIBP (Centro de Ilustração Botânica do Paraná).

 

Demonstração de Ilustração Botânica - RaízArte

25 e 27/07 – Alameda Cultural, 14h às 17h

Ilustradores(as) do CIBP estarão presencialmente, realizando ilustrações, demonstrando suas técnicas, aplicação de materiais e respondendo dúvidas da comunidade.

Ficha técnica: Prof. Carolina Calomeno, CIBP (Centro de Ilustração Botânica do Paraná).

 

Um poema em cada árvore

24 a 29/07 – Alameda Cultural

Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura que foi criada no ano de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, utilizando as árvores como forma de convidar as pessoas ao mundo da leitura, difundindo a poesia de poetas contemporâneos. Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa possui uma característica pioneira e de fácil replicação que se propõe à construção de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia e divulgação do trabalho de poetas contemporâneos para novos públicos. Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas no Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014, concedida pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Ficha técnica: Grazi Calazans.

 

Varal de poesias interativo

24 a 29/07 – Alameda Cultural

Localizado na entrada da SBPC Cultural, o varal interativo é exposição artística voltado para a comunidade em movimento pelo evento. Com varal propomos um ambiente que estimula a criação, compartilhamento e troca de arte, como recados, poesias, desenhos, ideias… O que permite ao participante deixar sua marca registrada, ou e até mesmo levar para casa uma lembrança da SBPC.

Ficha técnica: Giovana Tartas, Grazi Calazans e Lia Bastos.

 

“Memórias e identidades” (Quem é você?)

24 a 29/07 – Alameda Cultural

O programa de extensão Núcleo de Comunicação e Educação Popular oferece a oficina “Memórias e identidades” (Quem é você?). Os participantes serão convidados a dar depoimentos, apresentar-se, tendo o relato registrado e redigido por um estudante de Comunicação. Na mesma ação, será convidado a se deixar retratar e a registrar, na imagem impressa, de próprio punho, parte de sua fala. O material dará origem a um painel, com as fotos e as inscrições; e a uma instalação sonora, com as vozes dos muitos participantes da SBPC. Na linha de busca de vestígios, territórios, impressões do mundo, o projeto quer deixar registrado, na forma estética, a passagem dos congressistas, sua voz, imagem e digitais.

Ficha técnica: Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP).

 

Exposição fotográfica - Mulheres Cabulosas da história

24 a 29/07 – Alameda Cultural

Mulheres Cabulosas da História é um projeto fotográfico que faz releituras de mulheres que tiveram destaque em vários momentos da história, que foram, e ainda são, invisibilizadas frente a uma hegemonia masculina na produção do registro histórico. A exposição resgata a imagem de mulheres enquanto lutadoras do povo, cientistas, feministas, revolucionárias e artistas que, muitas vezes, romperam barreiras diante as condições materiais e ideológicas de seu tempo. O projeto iniciado em 2016 com as releituras fotográficas se desdobrou na construção de um livro, ampliando o ensaio fotográfico para uma pesquisa que envolve mais de 150 mulheres jovens em toda sua produção.

Ficha técnica: Yasmim Caetano.

 

Invisíveis

24 a 29/07 – Setor de Ciências Biológicas, andar térreo, em frente ao Museu de Ciências Naturais

A obra intitulada “Invisíveis”, talhada em linóleo tem como base variados tipos de papeis, até mesmo a página de uma revista datada do ano 2000 onde se fala sobre a dizimação indígena, desde a vinda dos portugueses, alertando sobre o desaparecimento dos povos originários e de sua visibilidade entre os governantes ao longo dos séculos. A obra em si busca mostrar de forma linear e poética o desaparecimento por meio de imagens atuais dos indígenas Yanomamis, trazendo uma dificuldade significativa para a visualização a fim de questionar o observador. K.C, Autista nível 2, nasceu em SP, reside atualmente em Curitiba, ingressou na UFPR em 2020, encontrando nas artes uma forma de se expressar.

Ficha técnica: K.C, autista nível 2, ingressou na UFPR em 2020, encontrando nas artes uma forma de se expressar. 

Mostra de Fachada - Poéticas do direito a cidade

Instalação de quatro faixas criadas com estampa padronizada e localizada e com aplicação em serigrafia artística e outras técnicas. As faixas foram elaboradas a partir de oficina que mediou o debate e reflexão da temática do direito à cidade e a criação artística com grupos da comunidade. A mostra de arte pública será exposta na fachada de prédio da alameda do boulevard campus politécnico, durante os dias do evento.

Ficha técnica: Michele Dacas