SBPC

NOTÁVEIS - Newton Freire Maia

Filho e neto de farmacêuticos em Minas Gerais, Newton Freire Maia nasceu em 29 de junho de 1918 e veio a falecer em Curitiba, no dia 10 de maio de 2003. Formou-se em odontologia na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (1945), sendo professor secundarista nestes mesmos anos. Graduou-se uma segunda vez em biologia na Universidade de São Paulo (1947), onde trabalhou com André Dreyfus, Crodowaldo Pavan, Rosina de Barros e Antonio Brito da Cunha. Entre 1946 e 1951, lecionou na USP, casando-se em 1948 com Flávia Leite Naves. A partir de 1951, a convite de Homero Braga, passou a atuar na UFPR, onde criou o Laboratório de Genética no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. As pesquisas lá desenvolvidas versaram inicialmente sobre aspectos genéticos e evolutivos da Drosophila melanogaster, modificando-se, em seguida, para o estudo das consequências genéticas dos casamentos consanguíneos, do impacto de certos tipos de radiações nos genes, das malformações de membros, dentre outros temas. Criou ainda, em 1982, o Centro de Estudos de Displasias Ectodérmicas (CEDE) do Departamento de Genética da UFPR, tendo descrito 23 displasias ectodérmicas novas, publicando inúmeros artigos científicos e 4 livros, sendo um nos Estados Unidos da América. Foi professor/pesquisador convidado no exterior (University of Michigan, 1956-7 e na Unidade de Genética Humana da Organização Mundial da Saúde, 1970-1 e 1973), destacando-se ainda por seus trabalhos como divulgador científico e escritor.  Veio a casar-se novamente em 1974, com a também cientista e professora da UFPR, Eleidi Alice Chautard. Membro da Academia Brasileira de Ciências, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (gestão 1975-77), tendo também sido agraciado com o título de “presidente de honra” desta sociedade. O governado Roberto Requião criou em 2002 um parque temático dedicado a ele em Curitiba (Parque da Ciência Newton Freire Maia).

Teve papel decisivo na formação de expoentes da Área de Genética Humana e Médica, tais como: Henrique Krieger (USP), Ademar Freire Maia (UNESP), Bento Arce-Gomez, Lodércio Culpi Eleidi Chautard Freire Maia e Marta Pinheiro (UFPR).

Participou das SBPCs locais em 1953 (Membro da Comissão de Recepção), 1962, 1971 e 1986.

Crédito das imagens utilizadas no Totem (de cima para baixo):

FRENTE

  1. Retrato de Newton Freire Maia em 1970, durante estada na Organização Mundial da Saúde (Acervo de Eleidi Freire Maia)
  2. Primeira folha do artigo “Influência da temperatura sobre os pentes tarsais de Drosophila montium”, Ciência e Cultura, vol 1, n. 3, p. 115, 1949.
  3. (Acervo Sucom, UFPR)

VERSO

  1. Texto de autoria de Newton Freire Maia, Toni Lisboa-Costa e Nina Pagnan “Letter to the Editor: Ectodermal Sysplasias: How Many?”, vol. 104, p. 84, 2001.
  2. Cerimônia de recebimento do troféu Bento Munhoz da Rocha, dezembro de 1980 (Acervo de Eleidi Freire Maia).