Sobre a SBPC Cultural
Como forma de evidenciar a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a SBPC Cultural propõe uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.
Somam-se a Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas.
Conheça abaixo nossos espaços e confira em breve a programação completa!
PRÉDIO HISTÓRICO DA UFPR
Circuito de Museus da UFPR
MusA - Prédio Histórico entrada pela rua XV
24 a 28/07
No período de realização da 75ª SBPC, teremos duas exposições, uma de longa duração e sobre o acervo do museu, chamada “Elas no MusA”, com a curadoria de Dulce Osinski e Stephanie Dahn Batista, e a exposição “Gravura Degenerada”, com curadoria coletiva.
Ficha técnica: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais e Lidiane do Nascimento Silva (Equipe MusA), Dulce Osinski e Stephanie Dahn Batista.
Circuito de Museus da UFPR
MAE - Subsolo do Prédio Histórico
24 a 28/07
A exposição Nhande Mbya Reko foi desenvolvida em parceria com comunidades guarani do litoral paranaense, e tem por objetivo mostrar aspectos da vida e do pensamento indígena.
Ficha técnica: Pindoty (Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá-PR), Kuaray Guata Porã (TI Cerco Grande-Guaraqueçaba/PR); Guaviraty e Karaguata Poty (TI Sambaqui/Pontal do Paraná-PR), Kuaray Haxa (Morretes-PR) – e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.
Circuito de Museus da UFPR
MIMU – SEPT
25/07 – 9h às 11h
O “Circuito MIMU” atividade de iniciativa do Museu de Instrumentos Musicais da UFPR, será uma visita guiada aos laboratórios e ateliês do curso de Luteria até a exposição do MIMU, localizada no SEPT da UFPR, no campus Politécnico. O tour será seguido de uma roda de conversa com o coordenador do curso de Luterania, prof. Dr. Thiago Correia de Freitas, e o prof. Dr. Juarez Bergmann Filho, os quais farão uma relação entre a história do curso e os desafios de ensinar Luterania em uma instituição de Ensino Superior.
Ficha técnica: Prof. Dr. Thiago Correia de Freitas e Prof. Dr. Juarez Bergmann Filho.
Re-Percursos
24 a 28/07 – Praça Santos Andrade
RE-PERCURSOS é um AUDIOTOUR para ser feito pela praça Santos Andrade, usando fones de ouvido. A proposta que conta com diferentes percursos, é um convite para perceber, habitar e interagir com diversas dimensões espaçotemporais, tanto no que se refere a aspectos concretos e históricos do espaçotempo quanto a dimensões sensíveis e ficcionais como o imaginário, as memórias individuais, as sensações corporais, o mágico, etc. O Tour resulta de uma parceria com encontros semanais entre o projeto de pesquisa Performance como Pesquisa (Artes – UFPR Litoral), o projeto de extensão Corpo, performance o Político (CPP_Implicações – Dança – UNESPAR), e do coletivo Mapas e Hipertextos, contando também com a colaboração do IFPR.
Ficha técnica: Produção: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais, projeto de pesquisa performance como pesquisa (Curso de Artes – UFPR Litoral), projeto de extensão “corpo, performance o político” (CPP_Implicações – Dança – UNESPAR), e o “coletivo mapas e hipertextos”, e Curso de Artes do IFPR. Curadoria: Michele Schiocchet, Milene Duenha, Paloma Bianchi Local: Praça Santos Andrade, Curitiba-PR Acesso ao AUDIOTOUR: através de banner localizado no hall da entrada principal do prédio histórico da UFPR
Mostra ARQUIVO BOCA DA NOITE: Memórias vivas de uma voz silenciada
24 a 28/07 – Escadarias do MUSA
Exposição dos estandartes da instalação de arte pública Gilda da Boca Maldita, do artista Guilherme Jaccon, nas escadarias do Museu de Arte da UFPR. Esta exposição reúne registros de trabalhos artísticos, ações políticas, documentário e intervenções urbanas que resgatam a memória de Gilda – uma travesti, figura popular carnavalesca e pessoa em situação de rua que viveu em Curitiba nos anos 70 e 80 – e sua relação com a cidade e o espaço público. Um dos estandartes dessa mostra foi mapeado pela Comissão de doações de obras do museu, e incorporada ao acervo do MusA, em 2022. A mostra estará aberta para visitação, com acesso pelo hall da portaria da Rua XV, durante os dias do evento.
Ficha técnica: Produção: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais e MusA Curadoria: Guilherme Jaccon Produção: Michele Dacas e Guilherme Brollo Design: Wesley da Silva Local: Escadaria do MusA, Prédio Histórico da UFPR
MAE-UFPR celebra 60 anos com apresentação de Corais Guarani e venda de artesanatos
EVENTO ADIADO
Corais Mbya Guarani do litoral do Paraná se apresentam durante a 75ª Reunião da SBPC em comemoração aos 60 anos do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR). O evento, que ocorre no dia 27 de julho às 18h30 na Entrada da Rua XV do Prédio Histórico da UFPR, traz um espetáculo que une música e tradição. Os corais são provenientes das comunidades indígenas que foram responsáveis pela curadoria da exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, em cartaz no Espaço MAE no prédio Histórico da UFPR. A apresentação será seguida de visita guiada especial ao local!
Ficha técnica: Membros da comunidade indígena Guarani Mbya de Cerco Grande e da Terra Indígena Takuaty da Ilha da Cotinga no litoral paranaense. Museu de Arqueologia e Etnologia da universidade (MAE).
Esta atividade foi adiada, mas se mantém na programação de Comemoração dos 60 Anos do MAE.
Acompanhe o site do MAE-UFPR (www.mae.ufpr.br) e as redes sociais do Museu www.instagram.com/MAEUFPR ) para mais informações.
Passeio guiado pelo Prédio Histórico
25 e 27/07 – 14h30
Trata-se de atividade vinculada ao Projeto de Extensão “Centro de Memória e Documentação da Faculdade de Direito da UFPR” que objetiva, através de um passeio guiado por estudantes e professores da Instituição, reconstruir trajetórias, memórias e contextos históricos do Paraná e do Brasil a partir do Acervo de Memória e Cultura da Faculdade de Direito da UFPR. Sendo a mais antiga Faculdade do Paraná, sediada no Prédio Histórico, o acervo da FDUFPR contém documentos com mais de cem anos de história política, social e jurídica do Estado e do País, contando ainda com uma biblioteca com obras raras datadas desde o século XVI, um acervo iconográfico, fotográfico e arquitetônico que fizeram com que o Edifício fosse eleito no final dos anos 1990 como o “símbolo da cidade de Curitiba”.
Para realizar o passeio é preciso inscrição prévia aqui.
Ficha técnica: Projeto de Extensão “Centro de Memória e Documentação da Faculdade de Direito da UFPR”.
Mostra de Fachada - Poéticas do direito a cidade
Instalação de quatro faixas criadas com estampa padronizada e localizada e com aplicação em serigrafia artística e outras técnicas. As faixas foram elaboradas a partir de oficina que mediou o debate e reflexão da temática do direito à cidade e a criação artística com grupos da comunidade. A mostra de arte pública será exposta na fachada de prédio da alameda do boulevard campus politécnico, durante os dias do evento.
Ficha técnica: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais, Curadoria: Michele Dacas, Mediação e criação artística: Gabriel Siatkovski, Guilherme Brollo, Mariana Cardozo Brito, Nicole Elis Porto e Wesley da Silva,
Local: Escadaria do MusA