SBPC

Contato

Sobre a SBPC Cultural

Como forma de evidenciar a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a SBPC Cultural propõe uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.  

Somam-se a Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas. 

Conheça abaixo nossos espaços e confira em breve a programação completa!

COMPLEXO DA REITORIA

Sala Arte, Design & Cia, Pátio da Reitoria, Teatro da Reitoria

Sala Arte, Design & Cia​

Mostra Novos Caiçaras

24 a 28/07

A exposição “Novos Caiçaras” reúne trabalhos de artistas visuais do litoral paranaense, tanto artistas nascidos, quanto residentes, que participam do projeto de extensão “Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais”, do curso de licenciatura em artes do setor litoral da UFPR.

Curadoria: Produção: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais, Curadoria: Carla Beatriz Franco Ruschmann, Luciana Ferreira, Local: Sala de Designer, Prédio Dom Pedro I, Complexo da Reitoria – UFPR, Horário: das 7h às 22h

 

Pátio da Reitoria

CineUrbe

24 a 28/07 – 17h30

Em parceria com o Sesc-PR, a MOSTRA CINEURBE integra a programação cultural da 75ª SBPC, com a exibição de filmes relacionados à temática do “direito à cidade”, durante a programação do evento, entre os dias 24 e 29 de julho, com início sempre às 17h30. A mostra ocorre no Pátio da Reitoria, com a instalação de estrutura de cinema ao ar livre que exibirá na tela do CineSesc, uma programação composta por 12 horas de filmes, documentários e vídeo-arte, em diversos formatos. A Mostra contará ainda com bate-papo com realizadores(as) das obras audiovisuais. Teremos também a Mostra Deambulações, com a exibição de vídeos curtíssimos da 75ª SBPC, como parte da programação da CINEURBE. Deambulações é uma mostra interativa, com chamada aberta para os (as) participantes do evento produzirem vídeos curtos, de até 1 minuto, sobre a 75ª SBPC. Os vídeos poderão ser enviados entre 24 e 29 de julho, ao comitê da programação audiovisual, para serem exibidos diariamente na Telona do Sesc e canal da SBPC Cultural no YOUTUBE. Seguindo a mesma temática do direito à cidade, o SESC-PR preparou uma programação exclusiva com filmes do seu acervo para a mostra paralela de cinema que irá ocorrer em seu novo espaço, localizado no centro da cidade de Curitiba, na Rua José Loureiro, 578. A mostra paralela acontece todos os dias da semana da SBPC, sempre às 15h.

 Ficha técnica: SESC.

Catálogo online do CineUrbe

Pátio da Reitoria

Mostra de Fachada – A cultura na UFPR

24 a 28/07

Mostra de Fachada – A cultura na UFPR é uma exposição de 10 bandeiras instaladas na fachada do prédio da Reitoria e que trazem imagens representativas da produção artísco-cultural da UFPR ao longo dos anos.

Ficha técnica: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais e Equipe MusA Curadoria: Michele Dacas Local: Complexo da Reitoria – UFPR

 

Exposição “Re - Tratos da Rua”

EVENTO ADIADO

Re-Tratos da Rua é um projeto de inclusão social que, através da fotografia, busca dar visibilidade a pessoas em vulnerabilidade pelo uso de substâncias psicoativas, que em algum momento tenham vivenciado situação de rua, como cenário de uso ou local de moradia. A exposição apresenta cenas do cotidiano das ruas de Curitiba, revisitadas e ressignificadas através do olhar fotográfico dos participantes do projeto.

Ficha técnica: Museu de Arqueologia e Etnologia da universidade (MAE).

Esta atividade foi adiada, mas se mantém na programação de Comemoração dos 60 Anos do MAE.

Acompanhe o site do MAE-UFPR (www.mae.ufpr.br) e as redes sociais do Museu www.instagram.com/MAEUFPR ) para mais informações.

Mostra de Fachada- A cultura na UFPR dá bandeira

24 a 28/07

Exposição de 10 bandeiras, na fachada do Prédio da reitoria, no tamanho em 4m x 3,5m, e com reprodução colorida e preto e branco de imagens e obras que representem a produção artísco-cultural da ufpr ao longo dos anos.

Ficha técnica: SBPC Cultural – GT Linguagens Visuais e Equipe MusA Curadoria: Michele Dacas Local: Complexo da Reitoria – UFPR

Teatro da Reitoria

Exposição: Seminário de Produção Cênica - 12 anos de interlocuções culturais

24 a 28/07 – Hall do Teatro

Há 12 anos foi criado o primeiro seminário de produção cênica. O ano de 2023 marca a décima segunda edição. No decorrer deste período, docentes e estudantes do Tecnólogo em Produção Cênica – UFPR, reuniram artistas, pesquisadores, produtores e comunidade interessada em debater questões referentes à produção de artes cênicas em Curitiba e região metropolitana. A exposição leva ao público registros fotográficos, instalações e material audiovisual que contam a história deste evento em sua interlocução com as necessidades de formação e atuação na área artística cultural.

Ficha técnica: Allan Valenza, Cristiane dos Santos Souza.

 

Teatro da Reitoria

Coro e Madrigal da UFPR

24/07 – 20h

O Coro da UFPR abre a sua temporada 2023 em apresentação única no Teatro da Reitoria. O espetáculo traz como novidade o grupo sob nova gestão, compartilhada entre os Maestros Felipe Biesek, Ingrid Stein Fernández, Lucas Svolenski e Márcio Steuernagel

Ficha Técnica: Coro e Madrigal da UFPR.

 

Teatro da Reitoria

Téssera Companhia de Dança da UFPR

25/07 – 20h

RETICÊNCIA(S) é uma obra coreográfica adaptada a partir da peça teatral Vestido de Noiva (1943) de Nelson Rodrigues. O argumento, ambientado no Brasil dos anos 1940, gira em torno da vida de Alaíde, que morre tragicamente em um acidente de trânsito. Na peça, existem 3 planos de acontecimentos: o plano da realidade (onde acontece o acidente), o plano da alucinação (confusão mental) e o plano da memória (lembranças da vida de Alaíde). Neste contexto [coma] Alaíde protagoniza um tipo muito peculiar de viagem pelas lacunas de sua mente; uma jornada fantasiosa, que intenta resgatar seu ‘suposto’ passado e as personagens que exerceram papeis decisivos em sua existência. Alaíde é uma mulher voluntariosa e arrogante que conquistou Pedro, o namorado de sua irmã, Lúcia, além de ter uma admiração exótica e obsessiva por Madame Clessi, antiga prostituta/cafetina do Rio de Janeiro e proprietária de um bordel. Alaíde via na figura de Madame uma espécie de modelo de liberdade e de transgressão dos valores sociais. Enquanto está casada com Pedro, este protagoniza um caso adúltero com Lúcia, personagem com quem primeiro ia se casar. Após a morte de Alaíde, Pedro e Lúcia se casam, sem o menor remorso, diante do espanto da sociedade.

Ficha técnica: Téssera Companhia de Dança da UFPR.

 

Teatro da Reitoria

Orquestra Filarmônica da UFPR

26/07 – 20h

No segundo concerto da Temporada 2023, a OFUFPR fará a estreia mundial da obra “Da Evolução das Técnicas”, concerto em 12 quadros para violoncelo, madeiras, percussão e cordas, de Harry Crowl, diretor artístico da orquestra. A composição é dedicada ao violoncelista Marcus Ribeiro, membro da equipe da OFUFPR, e é inspirado no painel “História da Técnica”, de Poty Lazzarotto, exposto no saguão do Campus Politécnico da UFPR. Ainda no programa, teremos as Variações sobre um Tema de Haydn, de J. Brahms, compositor alemão que em muitos momentos de sua carreira estabeleceu um diálogo com a música do passado. A abertura da ópera “Don Giovanni”, de W. A. Mozart, com seus intensos contrastes dramáticos, e a enigmática Abertura “Coriolano”, de Beethoven, escrita especialmente para a peça teatral homônima de Shakespeare completam o programa.

Ficha técnica: Orquestra Filarmônica da UFPR.

 

Teatro da Reitoria

Grupo de MPB da UFPR

27/07 – 20h

O Grupo de MPB da UFPR reapresenta, em data única, seu espetáculo cênico-musical MAMBEMBE, que conta com direção e arranjos do maestro Vicente Ribeiro. A montagem, realizada em 2022, ganha nova versão e promete aperitivos do novo repertório “Latino”. A temática do show, que foi fortemente influenciada pelo processo de conformação de uma “normalidade” pós-pandêmica, diz respeito ao próprio ofício da música, propondo uma abordagem metalinguística sobre o fazer musical, na qual se discorre sobre as dores e delícias de ser artista.

Ficha técnica: GMPB UFPR.

 

Teatro da Reitoria

Companhia de Teatro da UFPR

28/07 – 20h

A Companhia de Teatro da UFPR abre o processo criativo do espetáculo ASA SERPENTE com estreia prevista para novembro/2023. Em investigação sobre tensionamentos vividos na fricção entre corpo e territorialidades, a Companhia propõe a partilha de procedimentos e inclinações do processo colaborativo: movimento 1: Riscar o chão.

Ficha técnica: Companhia de Teatro da UFPR.

 

Teatro da Reitoria

Francisco El Hombre

29/07 – 20h

Em 2013, a Francisco, el Hombre partia do interior de São Paulo rumo à América do Sul, indo de praça em praça passando o seu chapéu, em direção ao próximo destino. A banda ‘estradeira’ que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México, reúne, hoje, os integrantes Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff em uma eterna celebração à música latina. Após conquistarem públicos de diferentes países, acumulando performances em festivais como Lollapalooza Brasil, em 2018, Rock in Rio, em 2019 e 2022, e Rock in Rio Lisboa, em 2022, além de eventos latino-americanos como o América por Su Música, em Cuba, e o Vive Latino, no México, o quinteto parte para uma nova etapa de sua jornada, em comemoração a uma década de vida. Os acordes repletos de latinidades ganham, agora, novas composições que expressam todas as transformações que a Francisco, el Hombre experienciou ao longo dos últimos 10 anos, por meio de um disco inédito, que irá ecoar em uma turnê comemorativa em 2023.

Ficha técnica: Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff. Difusa Fronteira.