Sobre a SBPC Cultural
Como forma de evidenciar a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a SBPC Cultural propõe uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.
Somam-se a Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas.
Conheça abaixo nossos espaços e confira em breve a programação completa!
PALCO SBPC CULTURAL
CENTRO POLITÉCNICO
Exposições, Palco SBPC Cultural, Performances, Oficinas, Rodas de Conversa, Projetos.
Confira nos links abaixo as outras atividades culturais no Centro Politécnico
Slam das Gurias CWB
24/07 – 18h
O Slam das Gurias CWB é uma competição de poesia falada com recorte de gênero, que ocorre mensalmente na Praça João Cândido, em Curitiba. Representado pelas Poetas Gabriela, Jaquelivre e Soul Dani, a coletiva Slam das Gurias apresenta o Espetáculo Poético “Rasgo”, que relaciona elementos do teatro com a poesia marginal autoral, apresentando em três atos, evidenciando a força e a potência das vozes que rasgam o peito, ouvidos e os panos.
Ficha técnica: Slam das Gurias CWB.
Forró Manacá
25/07 – 12h
Embalados pela Sanfona, Triângulo e Zabumba, o Forró Manacá formado em 2018 em Curitiba passeia pelo universo do Forró Pé de Serra, o genuíno ritmo do povo, como já dizia Ary Lobo. Fiéis a bandeira do forró, atualmente composto por Cássia Train, Nina Huk e Luiz Gigante, o grupo desenvolve pesquisa e releitura de clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João do Vale, com especial carinho as grandes musas do forró Marinês, Anastacia e Elba Ramanho, além de novas artistas da cena.
Ficha técnica: Cássia Train, Luiz Gigante e Nina Huk
Cio da Terra – Coral do LABVOX - RaízArte
25/07 – 18h
O Coral do Labvox, projeto de extensão do curso de Música da UFPR, teve início em abril de 2023 e faz a sua primeira apresentação com músicas que relacionam humanidade e natureza.
Ficha técnica: Prof. Viviane Alves Kubo.
Vinícius Galant
26/07 – 18h
Vinícius Galant é cantor e compositor com influências de rock, indie, pop e música brasileira. Tem dois álbuns lançados, Mud (2018) e Ilhado (2019), e recentemente lançou um EP com músicas inéditas, chamado Carrie. Em formato acústico, o músico apresenta músicas de todos os trabalhos lançados até então e também inéditas que estarão no seu próximo álbum.
Ficha técnica: Vinícius Galant da Rosa – Voz e Guitarra; Kathleen Francis Rickert – Voz, percussão e saxofone.
Roda de Capoeira Angola Dobrada
27/07 – 11h
A capoeira angola é uma manifestação afro-brasileira originada no século XVII, fruto da diáspora africana no Brasil. Jogo de dança e de luta, ela tem a roda como seu ritual, caracterizado tanto pela musicalidade de instrumentos e cantos quanto pelos seus movimentos. Em 2014 a roda da capoeira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Em Curitiba a Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) fomenta a capoeira angola há duas décadas, com treinos e rodas periódicas em sua sede (R. Presidente Faria 372) e em locais públicos, como praças e escolas. A roda é aberta ao público, sem restrições para participação, pois seus princípios agregam a todos.
Ficha técnica: Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD).
Curitiba Samba Clube
27/07 – 12h
O Curitiba Samba Clube parte da iniciativa de músicos e pesquisadores que se dedicam a manter viva a cultura do samba em Curitiba. O grupo apresenta repertório composto por canções consagradas do samba de compositores como Ivone Lara, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Cartola, entre outros. O grupo é formado por Mariane Suzze, cantora e pesquisadora de samba; Jairo Volnei Batista, ativista cultural,cantor,produtor cultural, percussionista e criador do projeto Curitiba Samba Clube.Sté musicista e percussionista dedicada ao estudo da música popular brasileira,ativista cultural. Luiz Henrique músico, cavaquinista, poeta e ativista cultural em Curitiba-PR
Ficha técnica: Luiz Henrique, Jairo Volnei Batista, Mariane Suzze.
Rubia Divino
27/07 – 18h
Depois de abrir os caminhos para uma nova fase com o clipe do single Áries, divulgado em setembro, Rubia Divino acaba de lançar “Transborda”, seu primeiro disco de estúdio, que já pode ser escutado em todas as plataformas de streaming. “Transborda” nasceu de um processo de reconhecimento e de busca pelo pertencimento. Essa auto-investigação é traduzida nas composições das dez faixas do álbum, que foi coproduzido por Érica Silva (Mulamba, Dandara Manoela) e Lilian Nakahodo.“Tudo que envolve a concepção desse trabalho vem da minha investigação sobre a cura. Foi por meio dela que construí essa narrativa sobre como entender e dimensionar um legado, ancorada ao sagrado e à memória”, explica a cantora.
Ficha técnica: Rúbia Divino.
Matula Roots - Reggae e (Re)existência
28/07 – 12h
A banda Matula Roots promove valorização de culturas e ritmos latinos e afro caribenhos, dedicada aos gêneros Reggae e Ska, com fortes influências de Jazz, Rock, Pop, MPB, Salsa, Cumbia e demais vertentes que contribuem para o intercâmbio sonoro pluricultural. Composta por Lucas André, Lucas Kurzlop, Wellington Barz, El Renan, Maísa Dominiaki e David Vergara, a Matula Roots propicia ao público o reconhecimento e a valorização de suas referências marginais, visando o incentivo ao respeito e à diversidade, pautando-se em temas como natureza, sociedade e igualdade, o que leva o público das mais diversas faixas etárias à reflexão e a conscientização social e ambiental.
Ficha técnica: David Vergara, El Renan, Lucas André, Lucas Kurzlop, Maísa Dominiaki, Wellington Barz.
Os The Professors
29/07 – 12h
Formada em 2008 no setor Litoral da UFPR por docentes, o grupo é integrado pelo Prof. Rodrigo Mengarelli – Curso de Licenciatura em Geografia, bateria; Prof. Rodrigo Rossi Horochovski – Curso de Administração Pública, violão e voz; Prof. Paulo Henrique Marques – Curso de Ciências Ambientais, guitarra e Voz; Prof. Rangel Angelotti, Curso de Licenciatura em Ciências, contrabaixo; e Prof. Clécio de Quadros – Geografia rede estadual, guitarra. O show percorre trechos marcantes da história do rock, desde suas origens no folk e blues até influências atuais, expondo clássicos e garimpagens lado “B” de bandas nacionais e internacionais.
Ficha técnica: Clécio de Quadros, Henrique Marques, Paulo Rangel Angelotti, Rodrigo Mengarelli e Rodrigo Rossi Horochovski.
Bananeira Brass Band
28/07 – 18h
A Bananeira Brass Band é um coletivo de sopros e percussão que surge no cenário musical de Curitiba no ano de 2015 com o propósito de trazer a experiência que os membros da banda tiveram em sua formação musical através das bandas marciais e fanfarras difundindo e valorizando a música instrumental por meio de um show dançante em espírito festivo, trazendo a sonoridade dos instrumentos de sopros e percussão. A formação instrumental da Bananeira Brass Band é inspirada nas bandas de rua de New Orleans e na cultura das Brass Bands (bandas de sopros). Apesar da influência de grupos estrangeiros, a banda busca trazer em seu repertório autoral a música brasileira, explorando ritmos dançantes de todas as regiões do Brasil, misturando gêneros musicais que vão do funk ao baião. A discografia da Bananeira Brass Band conta com um EP “#potassioneles gravado em 2018 e um álbum gravado em 2020 intitulado “Feira Livre”, indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Projeto Gráfico de um Álbum.
Ficha técnica: Trompetes: Audryn souza, Lucas Ramos, Sax: Denusa Castellain, Trombones: Fernanda Cordeiro, Emilyn shayane, Tuba: Pierre Cerjat, Percussão: Luís Fernando, Luís Rolim