SBPC

Contato

Sobre a SBPC Cultural

Como forma de evidenciar a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a SBPC Cultural propõe uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.  

Somam-se a Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas. 

Conheça abaixo nossos espaços e confira em breve a programação completa!

RODAS DE CONVERSA

CENTRO POLITÉCNICO

Exposições, Palco SBPC Cultural, Performances, Oficinas, Rodas de Conversa, Projetos.

Confira nos links abaixo as outras atividades culturais no Centro Politécnico

Atividades produtivas enquanto estratégias de participação social de idosos do Lar Recanto do Tarumã: Roda de Conversa e Exposição de trabalhos

25/07 – Lounge Democrático na Alameda Cultural, 9h às 11h

Em Instituições de Longa Permanência para idosos, o objetivo primordial da Terapia Ocupacional em conjunto com a equipe multidisciplinar, é evitar o isolamento social de idosos e promover a participação e exploração em lazer, o que concomitantemente, insere-os socialmente. Os cuidados humanizados e atividades que promovem a manutenção da qualidade de vida através da cultura, arte, música e artesanato, propostas através das abordagens e recursos da Terapia Ocupacional vinculados às atividades produtivas elaboradas nesse contexto, visam geração de trabalho e renda extra autônoma, além de promoção social e cultural.

Ficha técnica: Amanda Brissi, Christine Cordoni, Crezos Batista Rodrigues, Ines Macedo, Joabe Michael Batista dos Santos, Jocélia Lopes, Rui Alexandre Sabatke Gutierrez.

 

Sarau Literário de Coletivos de Mulheres

25/07 – Lounge Democrático na Alameda Cultural, 14h às 16h

Leituras de textos escritos por mulheres (poemas e prosas), por integrantes dos coletivos literários paranaenses: Coletivo Marianas, Membrana Literária e Pontes Outras, de Curitiba; Vozes Escarlate, da Lapa; e Oceânicas, de Paranaguá. Os coletivos realizam ações culturais para divulgar e fomentar a produção artística e literária com autoria de mulheres. A leitura de textos de autoras objetiva revelar a produção literária feita por escritoras renomadas e iniciantes, de diversas faixas etárias, e de nacionalidade brasileira ou estrangeira, com escritos traduzidos pelas integrantes.

Ficha técnica: Coletivo Marianas, Membrana Literária e Pontes Outras, de Curitiba; Vozes Escarlate, da Lapa; e Oceânicas, de Paranaguá.

 

Conversa Expandida: corpo, arte, meio ambiente

26/07 – Lounge Democrático na Alameda Cultural, 14h às 16h

Conversa Expandida com artistas que desenvolvem pesquisas performáticas permeando conexões entre corpo, natureza e movimento. Escuta e percepção ampliada da relação do que podemos compreender por transcorporalidade, na qual na percepção do tempo e do espaço, a corporalidade humana é integrada ao ambiente natural. A ação prevê o convite a outros artistas para partilha de experiências, escuta ampliada, trocas de procedimentos de criação, intercâmbios de referências, mostra de fragmentos de trabalhos; de modo que cada artista possa trazer algo para dinamizar, compartilhar e sensibilizar o encontro.

Ficha técnica: Bia Figueiredo, Greice Barros e Prof. Titi souza.

 

Ballroom - vivência e performance de corpos dissidentes

27/07 – Lounge Democrático na Alameda Cultural, manhã, 14h às 16h

A exposição apresenta “fragmentos” da atuação do movimento LGBTI+ brasileiro – como reproduções de cartazes e fotos – com foco na luta das organizações e coletivos paranaenses. A mostra será realizada com itens do acervo do Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+) da organização não governamental Grupo Dignidade, grupo pioneiro no Paraná fundado em 14 de março de 1992.

Ficha técnica: Grupo Dignidade.

Roda de Conversa e Dinâmicas com Sementes Crioulas para crianças e jovens – GEAE

29/07 – Lounge Democrático na Alameda Cultural, 10h30 e 14h30

O Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica, discute o tema agroecologia em uma perspectiva ampla, e realiza a elaboração de projetos de trabalho quando acionado por escolas ou outros grupos da comunidade. As propostas desenvolvidas na área experimental localizada no Setor de Ciências Agrárias, tratam sobre manutenção de sementes crioulas, troca de sementes crioulas em eventos de agroecologia, montagem e/ou participação em minicursos ou workshops sobre espécies nativas e plantas medicinais. O grupo busca sempre aprofundar nas discussões sobre as diversas práticas agroecológicas, contempladas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ficha técnica: Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (GEAE).

 

Roda de Conversa com Gilberto de Carvalho - Secretário Nacional de Economia Solidária

27/07 – 14H – Setor Biológicas – Anfiteatro 15